quinta-feira, 18 de abril de 2013

Macapá sedia Programa que reúne especialistas de toda a América Latina para tratar de urbanização

No período de 20 a 28 de abril Macapá será sede de importante jornada acadêmica. Trata-se do programa “S.O.S Cidades”, que visa a identificação dos problemas e a formulação de soluções a partir de uma leitura crítica e qualificada sobre a realidade das cidades, considerando os aspectos urbanos e culturais de cada região. As discussões vão reunir especialistas, pesquisadores e profissionais de diversas áreas, do Brasil e de outros países da América Latina. Para se ter ideia da dimensão do Programa, participam mais de 30 Universidades, dentre elas varias instituições da América Latina.

Dentro desta expectativa é que a Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) participará dessa ampla discussão, promovida no Estado pelo Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo e a Universidade Federal do Amapá (Unifap). As dinâmicas envolvem oficinas, conferências diárias, reconhecimento da cidade pelos pesquisadores e profissionais, mesas redondas e debates. Nesse contexto, a Semduh promoverá uma palestra sobre as questões habitacionais na capital.

O Programa S.O.S Cidades acontecerá simultaneamente em diferentes pontos da capital amapaense: Fortaleza de São José de Macapá, Centro de Cultura Franco Amapaense e no Teatro das Bacabeiras, onde ocorre a abertura oficial, na próxima segunda-feira, 22. O evento é destinado a todos os interessados em dialogar e propor soluções viáveis para as cidades e o credenciamento será feito nos locais onde serão desenvolvidas as atividades.

Também farão parte das discussões representantes da Universidade Nacional de Buenos Aires (Argentina), Universidade das Américas, Santiago, Chile, Universidade Nacional Federico Villarreal (Perú), além da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e outras que somarão aos debates.

Segundo o Titular da Semduh, Éden Paulo, o Amapá é o terceiro estado brasileiro a receber o programa S.O.S cidades. “O evento só tem a contribuir para com os habitantes de Macapá, que recebem uma consultoria de planejamento urbano, além de ser um evento que movimenta a cidade, a fim de modificar e otimizar suas estruturas. Por outro lado, os participantes do projeto também encontram novos desafios, no intuito de projetar e estudar novas maneiras de desenvolvimento e planejamento”, destacou Éden.

Ao término das atividades, o produto dos trabalhos será exposto aos participantes e registrado numa publicação, a ser disponibilizada como insumo projectual para os técnicos e autoridades locais, que poderão contar com o acervo para futuros planos e projetos urbanos.
O programa também propõe alertar anualmente sobre as potencialidades da região onde os processos urbanos se prestem como oportunidade aos governos locais e desafios na academia.

Serviço:
Evento: Programa S.O.S Cidades
Período: 20 a 28 de abril de 2013
De 20 a 21: especialistas fazem o reconhecimento das cidades
Dia 22: Abertura no Teatro da Bacabeiras
Locais das atividades: Fortaleza de São José de Macapá, Centro de Cultura Franco Amapaense e Teatro das Bacabeiras
Palestra Semduh: Dia 22, às 14h, no Teatro das Bacabeiras.
Temática: Desenvolvimento Urbano e a questão habitacional do município de Macapá
Palestrante: Secretário Éden Paulo