Começou hoje, e vai até amanhã, sábado o primeiro evento cientifico realizado no Estado que trata de ortopedia e traumatologia. A Jornada está acontecendo no Centro de Atividades Homero Charles Platon – SESI/Macapá, que fica localizado na Rua Leopoldo Machado, 2749 - bairro do Trem. No encontro serão tratados temas relevantes para profissionais da área da saúde (médico, fisioterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem e estudantes de medicina).
Na pauta assuntos como, por exemplo, fratura do úmero proximal e fraturas do cotovelo, defesa profissional, fraturas expostas além de muitas outras questões inerentes aos profissionais e pacientes. As inscrições podem ser feitas na Associação Médica-AP (Conselho Regional de Medicina-AP) ou pelo site www.cremap.com.br. Foram também disponibilizados telefones para contato: (96) 3222-4120 ou 3242-1164. Somente para os estudantes de medicina a inscrição é gratuita.
O evento está reunindo uma clientela formada por médicos nas áreas da ortopedia, profissionais que cuidam das doenças ligadas á deformidades de ossos, ligamentos, articulações e músculos. Já a Traumatologia estuda as lesões e os estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano.
No Brasil a primeira Sociedade que teve as características de uma sociedade médica, foi a Sociedade de Medicina em 1829, fundada no Rio do Janeiro. Essa Academia passou a ser Academia Nacional de Medicina a partir de 1889.
Já no Amapá, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Amapá (SBOT) foi criada em julho de 2009, devido à carência de um número mínimo de profissionais desta área, que ainda hoje se encontra bastante reduzido. Na região Norte são 277 profissionais nesta especialidade, 16 deles estão no Amapá, sendo que em Macapá são 13 e 3 em Laranjal do Jarí.
Os atendimentos em Macapá são prestados principalmente no hospital de Emergência, hospital de Hospitalidade, hospital da Criança e do Adolescente e o hospital da Mulher. Os pacientes também são atendidos no hospital de Santana e Laranjal do Jarí. O objetivo da Sociedade é a congregação dos médicos em torno de estudos e propostas científicas. Para o médico ortopedista e traumatologista e organizador do evento, DRº Raimundo Eri de Araújo, “Um dos principais objetivos do encontro é o aprimoramento profissional e um atendimento de excelência ao cidadão”.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Amapá (SBOT) também atua em várias campanhas de prevenção, uma das frentes de mobilização são contra acidentes de trânsito, segurança de crianças e idosos, principalmente acidentes ligados a atividades domésticas.
As discussões contarão com Palestrantes de Goiás/GO, São Paulo/SP, Pará/PA, Paraná/PR, Pernambuco/PE e também do Estado. Os conferencistas são todos professores universitários, envolvidos com o ensino e a formação do ortopedista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário