Com slogan “Do Sul para o Norte”, os jornalistas do estado do Acre defenderam a candidatura de seu estado, para que a próxima edição do Congresso Nacional dos Jornalistas seja realizada no Acre. A disputa se concentrava entre dois estados, Alagoas e Acre. A decisão pelo estado do Acre foi decidida em Plenária através de votação durante a realização do 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no período de 18 a 22 de agosto. O tema do Congresso este ano foi: “O jornalismo a serviço da sociedade e a defesa da Profissão”.
Para o Congresso foram enviados representantes de todos os estados brasileiros. O estado do Amapá também estava presente. As delegações discutiram, levantaram assuntos importantes para a categoria, como por exemplo, o piso salarial da classe, outro assunto bastante debatido foi à importância de uma política voltada à aposentadoria e a qualidade de vida destes profissionais da imprensa em todo o Brasil. Assuntos como a flexibilização do programa radiofônico nacional A Voz do Brasil também estiveram em pauta, para alguns especialistas, o programa deveria passar por uma reestruturação e contemplar as demandas e questionamentos do público ouvinte, assim participando mais ativamente da produção. Outros já defendem que o programa deve ser mantido em sua forma original. As discussões também passaram pela proposta de uma votação eletrônica, momento em que todos os jornalistas vão às urnas para escolher seus representantes e diretores da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), entidade que representa a categoria a nível nacional. No geral, todos os temas levantados e abordados reforçam o fortalecimento da categoria, sua representatividade e a consciência que o jornalismo não é uma mercadoria, e sim um produto social em defesa da sociedade.
Uma outra expectativa gerada é em torno das Propostas de Emenda Constitucional que tramitam no Congresso Nacional restituindo a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalistas. No entanto, mesmo incluída na pauta de votações e do esforço concentrado do Senado a matéria ainda não foi à votação. A autoria da PEC é do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE).
O Congresso Nacional dos Jornalistas acontecem no período de dois em dois anos. Momento onde são oportunizados ao público o debate de idéias e a apresentação de trabalhos científicos. Trata-se de um encontro científico-profissional no qual o participante tem a oportunidade de atualizar-se nos temas mais recentes de interesse de sua profissão. Os congressos, por se tratar de atividade educacional fora da sala de aula e de seu ambiente de trabalho, possibilita aos participantes a convivência com outros cenários, outras realidades que, somadas ao nosso cotidiano, se transformam em aprendizagem. Diante do exposto, o próximo encontro dos jornalistas está marcado para acontecer no Acre em 2012. Os jornalistas do Amapá esperam que em um futuro breve também possam receber um Congresso de tal magnitude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário