quarta-feira, 11 de maio de 2011

Conselho de Sócrates

(Extraído de Criando Riqueza e Prosperidade, de Joe Vitale, Ed. Cultrix)

Certo dia, um homem veio correndo ao encontro de Sócrates, dizendo: “ Tenho uma notícia para lhe contar!”
Sócrates levantou a mão para deter o homem excitado.
Primeiro, deixe-me perguntar três, disse Sócrates.
Sim, está bem, respondeu o homem.
Você comprovou pessoalmente a notícia que pretende me contar?
Não, respondeu o homem. “Mas eu ouvir de boa fonte”.
Então, vamos para a segunda pergunta, prossegui Sócrates. “A notícia que você pretende me contar é sobre alguém que você conhece pessoalmente?
Não, mas acho que o senhor conhece essa pessoa.
Entendo, disse Sócrates. Então, deixe-me fazer a pergunta final: a notícia é positiva ou negativa?
Bem, é negativa.
Deixe-me ver, disse o sábio Sócrates. “ Você quer me contar uma notícia que não comprovou pessoalmente, sobre alguém que nunca viu na vida, e que ainda por cima é negativa?
Bem, colocando desta maneira, não parece coisa boa.
Acho que vamos deixar para outra vez, concluiu Sócrates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário