sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres, Sempre mulheres ..


Mãe, amiga, dona de casa, filha, esposa, trabalhadora são os diversos papeis que a mulher assume ao longo da vida. Para nós a caminhada tem sido longa e iniciou com as I e II Guerras Mundiais em que as mulheres tiveram que assumir a posição dos homens no mercado de trabalho. Com a consolidação do sistema capitalista no século XIX, algumas leis passaram a beneficiar as mulheres. Mesmo com estas conquistas algumas explorações continuaram a existir. Através da evolução dos tempos modernos as mulheres conquistaram seu espaço. Em muitos locais de trabalho que antes eram dominados por homens.

No ambiente de trabalho, elas dão o toque feminino: São flores, poesias, mensagem de encorajamento. Para os homens, as mulheres tem muitas peculiaridades que são demonstradas no dia-a-dia.

As estatísticas apontam que há mais mulheres do que homens no Brasil. Mostram também que elas vêm conseguindo emprego com mais facilidades e que seus rendimentos crescem a um ritmo mais acelerado que os homens. Além disso, a mulher garantiu mais os seus direitos a exemplo da delegacia especializada das Mulheres e a Lei Maria da Penha.

O estado do Amapá oferece diversos órgãos que prestam esse atendimento direcionado as mulheres. Mais uma novidade neste setor será a implantação do Núcleo de mediação do Ministério Público Comunitário dentro da delegacia Especializada de crimes contra a Mulher.


Mesmo com todos os avanços as mulheres algumas vezes acabam sendo vitimas de agressões, calúnias entre outros males que são praticados na maioria das vezes dentro de casa. E é o medo de denunciar o maior motivo dessas queixas não chegarem até a delegacia.
 
Dona Maria Madalena Quaresma é uma dessas trabalhadoras que sai todos os dias de casa para garantir o pão de cada dia.

E apesar do trabalho cansativo, ela reconhece o valor da existência da mulher e parabeniza a todas pela passagem do dia internacional das mulheres.   

Não há dúvidas de que nos últimos anos a mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho. Não há um único gueto masculino que ainda não tenha sido invadido pelas mulheres. Em profissões desenvolvidas em grande parte por homens, são elas que ganham destaque.

A mulher da atualidade nem de longe tem o mesmo perfil daquelas que encontravam realização trabalhando nas linhas de produção. Hoje elas se encontram apesar de numero menor em cargos de chefia. Todas as lutas e conquistas fazem para da trajetória delas no mercado de trabalho.

Trabalhar fora de casa é uma conquista relativamente recente das mulheres. Ganhar seu próprio dinheiro, ser independente e ainda ter sua competência reconhecida é motivo de orgulho para todas. E elas fazem tudo isso  com muito amor e dedicação.

Nós já provamos que além de ótimas cozinheiras, podemos também ser boas motoristas, mecânicas, engenheiras, advogadas, jornalistas e sem ficar atrás de nenhum homem. Já está mais do que provado que as mulheres são perfeitamente capazes de cuidar de si, de conquistar aquilo que desejam e de provocar mudanças profundas no curso da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário