quarta-feira, 6 de outubro de 2010

População amapaense está em alerta para a incidência nos casos de malária.



Casos de malaria tende a aumentar com o fim do período chuvoso


Com o período de intenso verão para os próximos meses a incidência de malária no estado do Amapá vem apresentando um significativo aumento no número de casos, principalmente na zona norte da capital. A informação é do departamento de vigilância em saúde do município de Macapá.
A malária é uma doença que está muito ligada aos problemas sociais. A falta de infraestrutura dos serviços de abastecimento de água, e assistência médico sanitária, a precariedade das habitações, aliados à grande mobilidade da população em áreas de risco, dificultam a atuação dos serviços de saúde para o controle e prevenção da doença.
A intensificação do combate à doença nos próximos meses, leva em consideração a sazonalidade da malária, que tende a aumentar com o fim do período chuvoso e conseqüentemente com a diminuição das chuvas a partir de agora, o calor contribuem para a formação de charcos, lagos e remansos nas proximidades das localidades com alto risco de transmissão de malária, que servem de criadouros para o mosquito transmissor. Para o biomédico da unidade básica de saúde Lélio Silva, Eldren Silva Laje, “Esses fatores são altamente propícios a surtos epidêmicos, principalmente nas áreas rurais dos municípios, por isso, precisamos redobrar a atenção nos próximos meses, já existe um reflexo pequeno no aumento de agricultores que chegam do interior infectados, a percepção é maior ainda devido a grande procura pelo tratamento na unidade de saúde e outro fator em particular é a proximidade do posto de saúde com a feira do produtor que está localizada no mesmo bairro e que fica quase de esquina com a unidade 24 horas ”, destacou.
A unidade básica de Saúde Lélio Silva atende principalmente a população dos bairros próximos, como é o caso do Novo Horizonte, Muca, Beirol, Congós. A diretora UBS Lélio Silva, Heloísa Maria Gama da Fonseca, afirmou ainda, que o posto costuma atender a demanda também de bairros distantes, principalmente aqueles que possuem linha de transporte coletivo cuja a rota coincide com a unidade de saúde.
No mês de setembro o posto atendeu 157 pessoas com suspeita de malária, destas 21 foram confirmadas. Especialistas orientam o Diagnóstico precoce e tratamento imediato.
Sintomas da malária
Os parasitas da malária multiplicam-se dentro das células sanguíneas vermelha. Sintomas da malária incluem febre, calafrio, dor nas articulações, vômito, anemia, hemoglobinúria e convulsões. O sintoma clássico da malária é ocorrência cíclica de frio súbito seguido por tremores de calafrio e febre. Por razões ainda pouco compreendidas, crianças com malária freqüentemente exibem postura anormal, a qual pode estar relacionada a dano cerebral. Malária pode causar problemas cognitivos, principalmente em crianças.
Transmissão da malária
Os hospedeiros e vetores de transmissão da malária são as fêmeas dos mosquitos do gênero Anofeles. Mosquitos jovens ingerem primeiro a malária ao se alimentar de um humano contaminado. Uma vez que o mosquito é infectado ele torna-se vetor da malária e pode contaminar outros humanos. Apenas a fêmea do mosquito alimenta-se de sangue, desta forma os machos não transmitem malária. As fêmeas do mosquito do gênero Anofeles preferem se alimentar de noite. Elas geralmente começam a procurar alimentação ao anoitecer e continuam pela noite adentro. Os parasitas da malária também podem se transmitidos por transfusão de sangue, embora isso seja raro.
Tratamento da malária
O tratamento da malária envolve medidas de suporte assim como medicamentos contra a malária. Com tratamento apropriado a pessoa pode esperar recuperação total da doença.
Prevenção e controle da malária
Os métodos usado para prevenir a dispersão da malária ou proteger as pessoas em áreas endêmicas incluem: erradicação do mosquito, drogas profiláticas, e prevenção de picadas de mosquitos. A transmissão da malária pode ser reduzida prevenindo-se as picadas de mosquito com repelentes e redes contra mosquitos, assim como controlando a proliferação dos mosquitos com inseticidas e drenagem de água parada onde eles depositam seus ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário