sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SINE-AP completa 28 anos de serviço no Estado

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) no Estado do Amapá completou ontem 28 anos de existência. O festejo foi realizado pelos colaboradores da instituição, juntamente com os trabalhadores atendidos pelo Sistema. A festa foi no Sine-Central em Macapá e no SINE-Santana.
No Amapá, o SINE foi instituído em 1982 pelo Governo Federal, em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e tem como órgão executor a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo. Na capital, o SINE funciona em quatro pontos (Sine-Central, Superfácil-Buritizal, Superfácil-Central e Superfácil-Zona Norte), no município de Santana em dois pontos (Sine-Santana e Superfácil), e em Laranjal do Jari também há uma unidade.
Segundo a gerente geral do SINE-AP, Socorro Lacerda Pimentel, a prioridade é colocar o trabalhador no mercado funcional. Para alcançar este objetivo, não basta cadastrá-lo no sistema e encaminhá-lo para a entrevista de emprego. Mas sim, prepará-lo para que passe da fase da entrevista com sucesso, sendo efetivado. Para isso os técnicos do SINE buscam incentivar a qualificação profissional, e através de palestras educativas orientá-los em como preparar um currículo e como se comportar durante a entrevista.
Os Postos de atendimentos estão distribuídos em Macapá, Santana, Oiapoque, Laranjal do Jarí além dos sistemas integrados que são os Siac, da zona sul e norte da cidade. Existe também um cadastro municipal de emprego que é conhecido como Simes, que tem postos em Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Mazagão, e Oiapoque. Está previsto ainda para este ano a instalação de mais dois postos do sistema municipal de emprego em Ferreira Gomes e Porto Grande, tendo em vista, a instalação da Nova Hidrelétrica onde já se vislumbra uma grande demanda de empregabilidade.
Segundo informações dos servidores do Sine/AP a população em sua maioria vai ao Sine principalmente para buscar informações sobre seguro-desemprego, intermediação de Mão-de-Obra e apoio ao programa de geração de emprego e renda.
O Sine /AP oferece ao trabalhador que está em busca de emprego apoio em sua capacitação. Nos dias terça e quinta-feira acontece as oficinas de orientação para o trabalho, que tem como objetivo oferecer uma melhoria em termos de conhecimento para o mercado de trabalho. Para a gerente geral do SINE-AP, Socorro Lacerda, “ o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, mais exigente, e o sine/AP se preocupa em prestar um melhor amparo a esse trabalhador que recebe ao final da oficina uma certificação de participação”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário