quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Amapá se prepara para a 2 etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa


A Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária do Amapá (Diagro) está cumprindo cronograma de vacinações em todo o Estado. A próxima ação será desenvolvida no período de 18 de outubro a 5 de dezembro. A campanha contará com a parceria das prefeituras municipais, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e Instituto do Desenvolvimento Rural (Rurap).
Em média 46 equipes, compostas por técnicos em agropecuária, médicos veterinários e vacinadores, irão participar da campanha de combate à febre aftosa para a vacina de rebanhos em todo o território amapaense.
O objetivo da Diagro/AP é a prevenção da contaminação de animais contra à Febre Aftosa. A contaminação pode provocar sérios prejuízos à saúde humana, quando da ingestão de leite cru e de carnes mal cozidas provenientes de animais doentes. Visando, pois, atender a recomendação do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para a erradicação da Febre Aftosa no país, o Estado do Amapá, através de órgãos parceiros, estará promovendo em todos os municípios amapaenses a vacinação do rebanho Bovídeos contra a Febre Aftosa. Segundo o coordenador do programa de erradicação da febre aftosa da Diagro/AP, Manuel Cardoso Filho, “nossa preocupação é com a produção e a criação permanente de um rebanho sadio para que a comunidade possa adquirir carne de qualidade e possa comercializar um produto com certificação de qualidade. Em Macapá, o último foco confirmado foi em 1997, deste então não ocorreu mais casos de contaminação”, afirmou
A primeira etapa da campanha que ocorreu em maio deste ano e foi considerado pela Diagro/AP abaixo das expectativas. Das 23 mil doses estimadas apenas 19 mil foram utilizadas. Além da vacinação do rebanho, serão feitos também o cadastramento e o recadastramento de propriedades e a sorologia que identifica se existe a prevalência do vírus da febre aftosa.
O município de Cutias do Araguarí comporta a maior demanda de vacinação do Estado atualmente. São aproximadamente 64 mil animais (bovino e Bubalino) seguido do município de Amapá com 36 mil. A expectativa deste ano é atingir cerca de 300 mil animais vacinados. A fiscalização é realizada nos matadores do distrito do Coração e no município de Santana. Esses matadores atende somente a demanda de Macapá e Santana. Nos outros locais existem as Unidades de Veterinária Local (UVL) que realizam o acompanhamento dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário