Este é mais um espaço para dialogarmos à vontade. Então, convido todos vocês, para sentar no sofá da sala, e olha, pode se sentir em casa, vamos trocar experiências, histórias, fatos daqui e de longe e estarmos assim bem pertinhos!!! Um grande abraço meus amigos, conto com vocês. ARIANE LOPES - 228-AP - jornalista CONTATO:(0xx96) 9113-5147
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Faltam paradas de ônibus no bairro Marabaixo, abrigos improvisados são cenas constante.
É quase inexistente paradas de ônibus no bairro Marabaixo I, II, III e IV
Os moradores do bairro Marabaixo I, II, III e IV estão reclamado da falta de paradas de ônibus, as poucas existentes não tem abrigos de proteção. O bairro possui no total apenas 3 paradas de ônibus coberta e destas 1 não é utilizada, devido não ser passagem de ônibus, esta parada fica localizada na Av. Ranolfo de Souza Gato. Ainda sim, as condições oferecidas são precárias. A estrutura não protege do sol e chuva e se deteriorizam com facilidade pela ação do tempo em outros casos as paradas, não contam sequer com abrigo, identificadas apenas por uma placa. Com isso, muitos usuários de ônibus reclamam do desconforto das paradas que não têm proteção contra sol e chuva, iluminação ou assentos disponíveis para quem espera o transporte.
Para a moradora do bairro Marabaixo III, Marcilene da Silva Santos, “é muito difícil a situação porque tenho 6 filhos e todos precisam do transporte coletivo, além da demora, não temos abrigos, principalmente no Marabaixo III, precisamos de paradas de ônibus na Av. 18. Esta Avenida tem escola, igreja, motel e casa de show e não é assistida pelo serviço. O bairro tem mais de 10 anos e até hoje não temos paradas de ônibus”, desabafou.
O desrespeito com os usuários do transporte público chega ao ponto de obrigá-los a ficar horas debaixo de sol escaldante enquanto aguardam pelo coletivo, muitos cidadãos improvisam com guarda-sol. Os que mais sofrem com a falta de abrigos são os idosos e crianças mais suscetíveis a doenças e que precisam de lugares seguros. Mas é o trabalhador, o principal cliente do sistema, quem mais reclama. Pois, além da jornada de trabalho, ainda são obrigados a ficar em locais inapropriados aguardando a condução. Para o autônomo Ivan Barbosa, "A nossa situação é complicada, porque não temos onde sentar", reclamou.
A prefeitura de Macapá recentemente realizou a modificação de algumas paradas de ônibus na cidade, portanto as novas paradas instaladas não atende a demanda. A reclamação também é gerada em torna da estrutura disponível. As novas paradas são construídas de metal e coberta com um material que não protege o cidadão. Além disso, as estruturas são pequenas e impossibilitam a permanência de grande quantidade de passageiros. Segundo a moradora do bairro Elenice Teixeira de Souza, “já encontrei 10 ônibus parados no terminal no horário de almoço, acredito que nesses horários de muito movimento, seria interessante ter um controle de saída e uma fiscalização, ficamos desassistidos, minha opção foi pegar uma lotação, que é cobrado
2 reais, tanto faz, se o deslocamento é dentro do bairro ou para o centro da cidade”, afirmou.
Alguns motoristas utilizam de carro particular para fazer transporte alternativo. Muitos não sabem que esse tipo de transporte é irregular. Os Amapaenses, principalmente aqueles que moram em lugares distantes têm percebido que o aliciamento de passageiros nas paradas de ônibus ganhou força. Constatou-se que o serviço clandestino, aos poucos, volta a se organizar. Mesmo com toda a irregularidade o movimento ganha mais adeptos devido à qualidade de serviço de transporte público que é oferecido à população. Existem dois tipos de piratas: aqueles que carregam passageiros somente para tirar o dinheiro da gasolina, geralmente quando fazem o itinerário casa/trabalho e vice-versa, e os “profissionais”, que dedicam todo o dia à atividade clandestina. Enquanto os primeiros praticam a pirataria esporadicamente, os segundos ganham a vida com isso e são organizados.
O terminal do bairro Marabaixo recebe tem 3 linhas de ônibus que são: Marabaixo Centro, Marabaixo Novo Horizonte e Universidade. Os passageiros que desejam chegar a outros bairros, como é o caso, do bairro do Trem, têm que pegar duas conduções. Essa também é uma condição que favorece a clandestinidade. Todos os ônibus que atende o bairro segue o mesmo percurso, chega ao Marabaixo pela rodovia Duca Serra, entra na Rua 12, passando na Av.04, posteriormente pega a Av. Ronalfo de Souza Gato e segue pela Av. 15 chegando até ao terminal de ônibus do bairro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário