quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Macapaenses se preparam para festejar a Nossa Senhora de Nazaré



O Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do norte do país. Em Macapá a abertura das festividades inicia dia 12 de setembro, com a peregrinação das imagens e o envio a Catedral de São José de Macapá. Este ano o Círio homenageia a igreja de São José de Macapá que completa 250 anos. A Igreja é o monumento mais antigo da cidade, sua construção é do século XVIII. Foi inaugurada em 1671 com a presença de Dom Frei Miguel de Bulhões, Membro da Companhia de Jesus. Seu interior é todo pintado em branco, o estilo arquitetônico é o inaciano. A igreja leva o nome do padroeiro da cidade de Macapá. Todos os anos a coordenação do Círio de Macapá abordam o tema e o lema com referencia a campanha da fraternidade e este ano a diocese de Macapá tem o tema: “Eis a Serra do Senhor e Amar a Deus sob todas as coisas”.
O Festejo em louvor a virgem de Nazaré, segue a tradição de anos anteriores. A imagem de Nossa Senhora vai percorrer as instituições públicas e privadas, escolas e o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). A procissão será realizada no 2º Domingo de outubro, (10). Diversos bairros da cidade receberam os fies. Católicos se movimentam quanto ao trabalho voluntário que é feito todos os anos, como por exemplo, a distribuição de água, primeiros socorros e na proteção da santa. Um dos momentos mais marcantes é a entrega do novo manto de Nossa Senhora de Nazaré e podemos destacar também o momento em que os fies demonstram toda a sua religiosidade ao longo da caminhada e em torno da corda.
PRIMEIRO CIRIO EM MACAPÁ
A Festa de Nossa Senhora de Nazaré foi realizada no ano de 1934, quando Macapá ainda pertencia ao Estado do Pará, e foi idealizada pelo entusiasmo do Senhor Major Eliezer Levy, Prefeito Municipal da cidade que juntamente com outras pessoas macapaenses como: José Santana, Martinho Borges da Fonseca, Cesário dos Reis Cavalcante, Manoel Eudóxio Pereira, Sophia Mendes Coutinho, Ernestina Santana, Rita Cavalcante e Tereza Serra e Silva, organizaram, e levaram em frente à feliz idéia e assim, deu-se a realização do primeiro "Círio" de Nazaré em 06 de novembro de 1934. A transladação noturna da imagem de Nazaré, na véspera do Círio, saiu da Igreja de São
O Círio de Macapá tem início sempre num sábado, com uma carreata seguindo a imagem da Santa pelos da capital. Em seguida, há missa e traslado da imagem da igreja Jesus de Nazaré para a de Nossa Senhora de Fátima, onde, no domingo, o dia mais esperado, outra missa dá início à festividade e precede a procissão, que arrasta uma verdadeira multidão.
Além da procissão existe também a Romaria Fluvial que vai acontecer dia 08 de outubro, com a saída às 16 horas da TV Amapá em direção a Paróquia de Sant’ Ana e Nossa Senhora de Fátima (Círio dos Rodoviários) distrito de fazendinha e celebração da Santa Missa na chegada, 19:00 horas. No dia 09 de outubro, acontece na rampa do Santa Inês, às 16 horas o Círio dos Ciclistas. Conduzindo a imagem até a catedral São José de Macapá
E no dia 10 de outubro, domingo, acontece o Círio que tem como local de concentração a Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 7:30 horas. O itinerário segue pela Av. Cora de Carvalho / Rua Hildemar Maia / Av. Mendonça Furtado / Rua Hamilton Silva / Av. Presidente Vargas / Rua Candido Mendes / Av. Mário Cruz / Chegada na Igreja São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário